Simulador de Leitos Hospitalares (COVID-19)

Preocupados com a disponibilidade de leitos para tratamento de pessoas infectadas com a Covid-19, pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção e do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Minas Gerais, divulgam Notas Técnicas de estudos que estão sendo realizados pelo grupo.

O grupo criou a ferramenta Simulador de Leitos que realiza a previsão da disponibilidade de leitos em cada estado do Brasil nos meses que sucedem à chegada da Covid-19. Nessa ferramenta, os dados de casos novos de Covid-19 são atualizados dia-a-dia, inclusive aqueles referentes a dias anteriores cujas informações e balanços acabam sendo divulgados posteriormente. Tais atualizações visam ajustar o modelo matemático e aumentar a capacidade de previsão. As premissas também podem ser mudadas e validadas pelos gestores e profissionais da saúde.

O Simulador de Leitos está disponível na versão UNIFICADA que contempla a soma dos leitos SUS e NÃO SUS para análise de previsão dos leitos.

Até o momento, foram disponibilizadas 7 Notas Técnicas. A primeira nota contempla os casos e óbitos confirmados em função da pandemia até 22/03/2020. As notas seguintes contemplam períodos até 26/03/2020, 30/03/2020, 02/04/2020, 06/04/2020, 19/04/2020 e 30/04/2020, respectivamente.

Com base nos resultados obtidos a cada análise, o grupo recomenda que mais leitos sejam criados e que o isolamento social não seja suspenso.

Baixar Simulador

Visualizar nota técnica 07 – atualizada no dia 30 de abril de 2020

Visualizar nota técnica 06 – atualizada no dia 19 de abril de 2020

Visualizar nota técnica 05 – atualizada no dia 06 de abril de 2020

Visualizar nota técnica 04 – atualizada no dia 02 de abril de 2020

Visualizar nota técnica 03 – atualizada no dia 30 de março de 2020

Visualizar nota técnica 02 – atualizada no dia 26 de março de 2020

Visualizar nota técnica 01 – atualizada no dia 22 de março de 2020

4 thoughts on “Simulador de Leitos Hospitalares (COVID-19)

1. Parabéns a todos pelo excelente trabalho. Preciso, transparente e disponível a todos. Que ele ajude a trazer a consciência de que direitos básicos, como Saúde, tem que ser para todos. Ou todos estarão sob risco. Que valorizemos o SUS! #FicaEmCasa.

2. Boa tarde, me chamo Felipe Rey. Sou repórter do Jornal Boqnews, em Santos (SP). Estou com uma matéria sobre análise estatística da pandemia de coronavírus aqui na região santista. Gostaria de pedir o auxílio dos estatísticos da Universidade para analisar os dados vindo da Prefeitura de Santos e saber se os números são alarmantes ou se há um certo controle sob a pandemia aqui na região?

Poderiam entrar em contato via e-mail ou pelo celular: (13) 99154-2506.
    Deixo abaixo o link da Prefeitura com os dados:

3. Ué! cadê as nota técnica. Estou tentando acompanhar mas mostra o gráfico com pontas. Então acredito que tem erro nos dados que insiro ou a planilha não atualiza direito. Por favor atualiza o arquivo. Quero postar nas redes sociais mas assim não dah.